O surgimento dos Andes influenciou de forma decisiva a imensa biodiversidade na Amazônia. A explosão ocorreu há cerca de 10 milhões de anos, quando a alteração do relevo e do curso dos rios provocou o surgimento de habitats sem comunicação entre si. A datação contraria teorias de que a riqueza das espécies teria começado há "apenas" 2 milhões de anos. Essas conclusões aparecem em um estudo recentemente divulgado, trabalho que contou com a participação de quatro autores brasileiros.
Há cerca de 23 milhões de anos a cordilheira dos Andes, que estava confinada ao centro e ao sul do continente, começou a emergir no norte da América do Sul. O evento geológico provocou mudanças significativas na paisagem. "As formações montanhosas e a mudança no curso dos rios produziram um mosaico de habitats onde animais e plantas permaneceram isolados", explica Francisco Negri, da Universidade Federal do Acre. "Com o tempo, eles evoluíram e produziram diferentes espécies."
O geólogo Jorge Figueiredo, da Petrobras, que trabalha com prospecção de petróleo, afirma que dados da empresa foram cruciais para os resultados do trabalho. Ao estudar os dados coletados na região, percebeu que ofereciam informações valiosas sobre a origem do rio Amazonas, essencial para a biodiversidade local.
(Alexandre Gonçalves. O Estado de S. Paulo, Vida A33, 12 de novembro de 2010, com adaptações)