Segundo pesquisadores da área educacional práticas mais abrangentes e emancipatórias, que complementam o múltiplo e o diverso no processo de construção do conhecimento, contribuem para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes).

Identifque abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando esse ponto de vista.

( ) O desenvolvimento de competências está relacionado com a valorização dos saberes da experiência cotidiana em detrimento dos saberes acadêmicos.

( ) A adoção de práticas que levem os estudantes a um diálogo criativo com as dúvidas e interrogações de nosso tempo e, ainda, que busquem as conexões existentes entre diferentes conhecimentos contribui para a formação de um saber, saber fazer e querer saber.

( ) A capacidade do estudante de se auto-organizar, de estabelecer relações com os outros e com diferentes saberes são características relacionadas à mobilização e articulação de habilidades, conceitos, atitudes e valores.

( ) A elaboração de um plano educacional com ações rígidas garante aos estudantes redimensionar suas aptidões e habilidades em direção à apreensão de um conhecimento prático, complexo e fragmentado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.