62. Numa perspectiva de gestão democrática de educação e de escola pressupõe-se como concepção e modelo de planejamento o participativo.
O planejamento participativo deve:
1. enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.
2. não ser meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.
3. compreender a participação como requisito fundamental para uma nova educação, uma nova escola, uma nova ordem social; uma participação que pressupõe e aponta para a construção coletiva da escola e da própria sociedade.
4. trazer consigo duas dimensões fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O planejamento participativo deve:
1. enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.
2. não ser meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.
3. compreender a participação como requisito fundamental para uma nova educação, uma nova escola, uma nova ordem social; uma participação que pressupõe e aponta para a construção coletiva da escola e da própria sociedade.
4. trazer consigo duas dimensões fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.