Considere as afirmativas abaixo, em relação à ética do psicólogo nas relações de trabalho e resolução de conflitos:
1. Quando há um conflito de difícil solução em uma situação de trabalho o psicólogo poderá guiar a sua atuação profissional, exclusivamente, pelo Código de Ética da organização na qual trabalha.
2. O psicólogo pode e deve se recusar a cumprir toda e qualquer ordem superior que fira a ética da categoria, posicionando-se, inclusive, com o respaldo do Código de Ética da Profissão, mesmo que sua ação não resulte em resolução do conflito.
3. Desrespeitar os princípios éticos da profissão em obediência à relação hierárquica da instituição na qual o psicólogo trabalha é uma prática aceita pelo CFP, porque esta é uma forma eficiente de gerenciar e resolver conflitos.
4. O psicólogo pode e deve se recusar a cumprir toda e qualquer ordem superior que fira a ética da categoria, posicionando-se com o respaldo do Código de Ética da Profissão, desde que não se gerem conflitos no local.
5. O exercício pleno do trabalho do psicólogo deve buscar garantias para uma intervenção que preze pelos princípios éticos da profissão, independentemente das situações de conflito que possam daí decorrer.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.