No mundo globalizado as organizações devem ter equipes flexíveis e altamente competitivas para enfrentar a forte concorrência. Uma política adequada de gestão de pessoas é fundamental. Empresas bem sucedidas possuem uma cultura que promove flexibilidade e criam empowerment nas pessoas e equipes para que os objetivos empresariais sejam atingidos. Para desenvolver uma equipe flexível devem ser seguidos os princípios:
I. Alinhar os objetivos empresariais de forma clara e mensurável.
II. Envolver os colaboradores nas decisões de prioridades.
III. Promover a ideia de que pessoas são parte dos custos e não dos ativos.
IV. Reconhecer os riscos assumidos para atingir uma melhoria.
V. Impulsionar o desempenho através do aprendizado.
Para implantar esses princípios é necessária uma forte liderança. Os líderes devem:
A. Compartilhar e esclarecer os colaboradores em relação aos objetivos empresariais.
B. Desenvolver uma estrutura organizacional orientada a controles e não orientada a resultados.
C. Liderar e convidar todos a criar lideranças em todos os níveis da organização.
D. Encorajar o envolvimento de todos no processo, na forma de um líder búfalo: os búfalos são absolutamente leais ao seu líder.
E. Assegurar que o processo seja conduzido sempre pelo RH.
Os princípios válidos e as ações corretas dos líderes são apresentados em: