Em determinada empresa comercializadora de brinquedos, cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal, realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta usual consiste em informar que se trata de política da empresa não divulgar essas informações, e que esse assunto é de responsabilidade do pessoal da área de assessoria. A atual direção repassou um montante alto, relativo à participação nos lucros, para os empregados do departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse montante para os quatro gerentes desse departamento, observando a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas devem receber mais que os demais.
Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos itens.
A perspectiva atual da avaliação de desempenho estabelece orientações tais como informar ao colaborador como a organização e os demais colaboradores o enxergam, o que esperam dele e como acham que ele pode se desenvolver.