A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.
Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de prestação de serviços de TI de uma organização, que também deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005 e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.
A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue os próximos itens.
O outsourcing das áreas de processos relativas ao elemento #4 da figura II aumentará a necessidade de controles relativos ao provimento de serviços de sistemas de informação. Nesse caso, a contratante, se adotar um modelo de qualidade baseado no ITIL, deverá desenvolver maior capacidade em seus processos de gerenciamento de acordos de nível de serviço, em detrimento de seus processos de gerenciamento de capacidade.