Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção gramaticalmente correta.
O mundo ficou complexo: “encolheu” por ter se tornado mais conectado, ganhou maior diversidade e deixou de ser um todo ordenado por regras e centros claramente reconhecido.
À frenética mobilidade dos capitais, à financeirização e transnacionalização das economias, à segmentação e expansão da oferta de produtos correspondem, no interior das nações, a uma maior diferenciação social e uma forte fragmentação.
Os Estados e os governos ficam cercados pela economia internacionalizada, que não podem controlar, e pelas demandas e pressões internas a seus territórios, que não podem refrear nem atender.
Em decorrência, as diferentes mediações políticas e sociais ficaram, comprometidas, complicando a vida dos governantes e minando as bases da autoridade.
O próprio poder se modificou: diluiu-se pelas estruturas, transferindo-se para circuitos sempre mais “invisíveis”, difícil de serem reconhecidos, evitados ou combatidos.