Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
Em um contexto de curto prazo, com relação ao mercado de um recurso produtivo,
se o mercado do produto final for dominado por um monopolista, o preço do recurso produtivo será determinado pela oferta desse recurso e, portanto, igual ao valor de sua produtividade físico-marginal.
se os mercados forem de concorrência perfeita e o produto final for obtido a custos crescentes, um aumento na demanda do produto final provocará aumento no valor da produtividade físico-marginal desse fator, deslocando a curva de demanda por esse fator para a direita.
se o recurso produtivo for adquirido por um monopsonista que opera em um mercado de concorrência perfeita, o valor da produtividade físico-marginal desse recurso será irrelevante na determinação do preço desse recurso produtivo.
em um mercado em competição perfeita, a demanda por um recurso produtivo é negativamente inclinada, porque a demanda pelo bem final, cuja produção requer o uso desse recurso, é negativamente inclinada.
a elasticidade preço da demanda por um recurso produtivo é tão mais elevada, em valor absoluto, quanto menor a participação dos custos com esse recurso nos custos totais de produção.