Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
Sobre aglomerantes, assinale a opção correta.
Como exemplo de aglomerantes quimicamente inertes, pode-se citar o cimento e a cal.
O gesso, ao ser misturado com água, torna-se plástico e enrijece rapidamente, retornando à sua composição original. Essa combinação faz-se com a produção de uma fina malha de cristais de sulfato hidratado, interpenetrada, responsável pela coesão do conjunto. Esse fenômeno conhecido como pega é acompanhado de elevação de temperatura, tratando-se de uma reação endotérmica.
O produto resultante da calcinação é formado predominantemente por óxido de cálcio (CaO), mas, para ser utilizada como aglomerante, a cal precisa ser transformada em hidróxido, o que se consegue com a adição de água.
Determinados componentes do cimento, como o C2S, possuem calor de hidratação mais elevado que outros e cimentos com grandes proporções desse componente tendem a desprender mais calor em seus processos de hidratação.
Pozolanas é um produto resultante da fabricação de ferro gusa que se forma pela fusão das impurezas contidas no minério de ferro dentro dos altos-fornos, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque (combustível usado na fusão).