O gás natural, como encontrado na natureza corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos gasosos cuja composição pode variar bastante, dependendo de fatores relativos ao campo em que esse gás é produzido, ao processo de produção, ao condicionamento, ao processamento e ao transporte. O quadro a seguir mostra a proporção média de hidrocarbonetos presentes no gás natural de diferentes origens.



A composição do gás natural pode ser obtida por meio da análise cromatográfica, técnica que se baseia no princípio da diferença de velocidade de migração de componentes gasosos através de um meio poroso.
Considerando-se a utilização da cromatografia gasosa para separação dos hidrocarbonetos presentes nas amostras de gás natural, utilizando um cromatógrafo gasoso equipado com detector DIC (detector de ionização de chama), de acordo com a recomendação da Portaria ANP (Agência Nacional de Petróleo) no 104, que aplica as metodologias ISO 6974 e ASTM D1945, a ordem temporal crescente de eluição dos compostos presentes no quadro acima durante a análise obedece à seguinte sequência: