Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
as técnicas atuais à disposição dos peritos tornaram possível o estabelecimento da hora da morte com precisão, não sendo pertinente a consignação, nos laudos cadavéricos, de uma aproximação em uma faixa de tempo segura que inclua o momento real da morte.
o fenômeno cadavérico que tem como fatores de influência, na sua rapidez de instalação, baixa umidade do ar, temperatura elevada, boa ventilação e superfície corporal ampla é conhecido como livor hipostático.
o sinal de Sommer, também conhecido como mancha negra esclerótica, apresenta relação direta com a ocorrência de algidez cadavérica.
os livores hipostáticos são um sinal precoce da realidade da morte.
a temperatura corporal é mantida por um equilíbrio entre a produção interna de calor (reações químicas) e as perdas para o meio ambiente nas quais o aquecimento da pele e a irradiação de calor se dão pela presença da circulação sanguínea, que cessa após a morte, desaparecendo assim o principal mecanismo de aquecimento da pele e favorecendo a constatação de um fenômeno cadavérico de ordem física denominado algidez cadavérica.