O círculo de Mohr para o estado plano de tensões é uma ferramenta gráfica amplamente utilizada no estabelecimento de relações básicas para a transformação de tensões. Para sua construção, considera-se um estado plano de tensões aplicado a um cubo elementar de determinado material. As componentes de tensão exercidas sobre o elemento são σx, σy e txy são coordenadas de eixos ortogonais entre si. A fim de se construir o círculo, sobre um par de eixos ortogonais σ e t, seguem-se os passos:

1.º) Marca-se um ponto X de coordenadas σx e -τxy
2.º) Marca-se um ponto Y de coordenadas σy e τxy
3.º) Unem-se os pontos X e Y por uma linha reta, definindo-se o centro do círculo pela interseção desta reta com o eixo σ.
4.º) A partir dos pontos X e Y, traça-se um círculo centrado no ponto de interseção com diâmetro dado pelo segmento de reta XY.

Convenciona-se que tensões normais de tração sejam positivas, e as de compressão, negativas. As tensões de cisalhamento são positivas ou negativas conforme a convenção estabelecida na figura a seguir.



Considerando essas informações e o círculo de Mohr apresentado, a seguir, definido para um determinado estado plano de tensões, assinale a alternativa correta.

σy