Marco da arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
O termo restauro consiste em recuperar uma edificação tombada com o propósito de restituir-lhe as características originais a partir de estudos prévios, multidisciplinares e alicerçados em uma visão histórica para se minimizar o risco de atitudes circunstanciais e de interpretações parciais.