Uma empresa fabricante de roupas deseja alterar o fornecedor de tecidos. Existem 3 opções: a primeira (A) é continuar com fornecedor atual, a segunda (B) é mudar para um fornecedor com maior qualidade, e a terceira (C) é importar matéria-prima de menor qualidade.
Uma pesquisa realizada por uma consultoria, indicando a probabilidade de um cliente perceber a alteração de fornecedor e o seu impacto nas vendas, é apresentada a seguir.
• A opção A não altera o lucro de R$ 100,00.
• A opção B apresenta a probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença. Com o aumento das vendas, a empresa lucra R$ 120,00; caso contrário, o aumento de custo reduz o lucro para R$ 90,00.
• A opção C apresenta probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença, e, com isso, o lucro seria reduzido para R$ 50,00; caso contrário, a economia com matéria-prima resulta em lucro de R$ 140,00. Além disso, existe o risco cambial da operação, com probabilidade de 20% de a moeda estrangeira subir e gerar um prejuízo de R$ 20,00 sobre o valor estimado.
Dentre os possíveis cenários, a empresa deve maximizar seu lucro através da opção