Foi desenvolvido um estudo de análise de qualidade de água de um córrego em São Paulo, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), sob a influência de efluente tratado de abate bovino. Algumas características da região foram observadas: ocupação desordenada anterior à criação da APA; problemas de erosão e assoreamento na bacia do córrego, com sedimento de características geológicas, geomorfológicas e pedológicas similares ao entorno; e, presença, nas proximidades do córrego, de áreas rurais de produção de hortaliças com irrigação por aspersão natural. Os dados abaixo representam parte dos resultados do estudo.
Considere as seguintes afirmativas sobre a análise dos dados sobre os valores recomendados para águas de classe 2, como que é o caso do córrego.
I. A DBO obtida em P3 é maior que nos pontos P2 e P4 indicando que após 50 m do ponto de lançamento do efluente, não há queda significativa da DBO, e que a autodepuração, neste trecho, é insuficiente.
II. A relação DQO/DBO encontrada em P1 (1,47), mostra indícios de problemas no sistema de tratamento, pois deveria diminuir ao final do tratamento biológico, devido à redução da fração biodegradável.
III. As concentrações de oxigênio dissolvido não sofreram alterações significativas no córrego, atendendo aos padrões estabelecidos para águas de classe 2 da Res. CONAMA 357/05; enquanto a predominância das formas reduzidas de nitrogênio indicam a proximidade do foco de poluição.
Está correto o que se afirma SOMENTE em