O diretor de um hospital, ao ser nomeado, recebeu a incumbência de sanar as dívidas da instituição, que atingiam o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Depois de analisar a situação e traçar um plano de ação que permitia uma economia de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais, o diretor resolveu acompanhar a progressão da dívida usando esses R$ 25.000,00 como pagamento mensal. Para isso, sabendo que a taxa de juros cobrada pelo banco sobre a dívida é de 10% ao mês, ele começou a montar a seguinte planilha usando o Microsoft Excel:
A célula selecionada na Figura é a B4, e mostra que o cálculo do valor da dívida no mês 2 é realizado tomando-se o saldo do mês anterior (no caso, o saldo contido na célula D3) e somando a ele 10% (taxa contida em F3) de seu valor. Na célula D4, a fórmula digitada pelo diretor foi
=B4–C4
para calcular o saldo no mês 2, após o pagamento.