Instruções: Para responder às questões de números 64 a 66, considere o texto a seguir (baseado em uma notícia real):
O Grupo Montanhês implantou uma solução de BI para unificar as informações de todos os segmentos em que atua e disponibilizá-las de acordo com a necessidade e permissão de acesso de cada colaborador. Antes da implementação do sistema, os relatórios departamentais eram elaborados manualmente, o que demandava muito tempo. “Desde os dados contábeis até as informações de marketing e de RH eram compiladas de forma mecânica pelas equipes”, lembra o gerente de planejamento do grupo, que foi um dos líderes do projeto.
Ele explica que, observando os processos da empresa, percebeu que o método utilizado era ultrapassado e, além de moroso, não permitia a integração de dados entre as unidades de negócios. “Da forma como atuávamos não conseguíamos aproveitar as informações que detínhamos para otimizar nossos processos, projetar cenários futuros e desenvolver ofertas especiais para o perfil dos clientes”. Assim, o gerente desenvolveu um projeto-piloto para mostrar como a solução poderia facilitar o dia-a-dia das áreas de negócio. “Nesse primeiro momento, foram integrados apenas os dados financeiros e contábeis de nossas unidades de negócio vindas de sistemas legados para os Data Marts”, afirma ele.
Após demonstrações para os gerentes e diretores, a alta diretoria deu o aval para implementar a iniciativa em todo o grupo “Trabalhamos com a previsão de obter um ROI em 3 anos”, calcula o executivo. “Buscávamos uma ferramenta que gerasse análises detalhadas a partir de um grande volume de informações, até porque tínhamos a necessidade de sermos mais competitivos frente ao dinâmico mercado varejista”. O que, segundo o executivo, exigia decisões rápidas e acertadas.
Uma das fases essenciais do projeto foi a criação de uma central de armazenamento de dados, desenvolvida pela equipe interna de TI. Nesse repositório estão todas as principais informações corporativas, que incluem dados financeiros, contábeis, de vendas, RH e marketing. “Essa fase do projeto durou cerca de 6 meses e foi uma das mais desafiadoras, visto que previu a padronização − em uma base única − dos dados que antes eram gerenciados por diversos sistemas”, diz.
Antes da implementação da solução de BI, o acesso às informações acontecia por meio da extração de arquivos diretamente dos sistemas. Em seguida, esses dados eram processados em planilha Excel ou por meio do Access, que geravam os relatórios departamentais não padronizados. Hoje esses processos foram substituídos por relatórios e paineis (dashboards). “As informações passaram a ser consolidadas em um Data Warehouse de 1TB, administrado pela área de TI”.
Uma vez implantado, o sistema integrado começou a ser acessado pelos diretores e gerentes das áreas de negócios. “Por meio de ferramentas OLAP com interface web, hoje os funcionários de alto escalão já podem acessar as informações de sua área, bem como cruzá-las com outros dados", explica o gerente, ao informar que isso permite mapear o perfil dos clientes, projetar cenários futuros e facilitar a criação de apresentações setoriais. Além dos benefícios de agilidade na elaboração de relatórios e da visão consolidada que a alta direção consegue ter da empresa, o gerente destaca que a produtividade das equipes aumentou consideravelmente após a implementação da solução de BI. “Em breve todos os funcionários − cada um com seu nível de permissão − terão acesso à interface de dados de todo o grupo empresarial."
Nos parágrafos 5 e 6, são feitas referências à geração de relatórios e à consulta a paineis. Sobre este tema é correto afirmar que