Pierre Verger foi um fotógrafo e etnógrafo francês radicado na Bahia. Em 1948, em viagem pelo Maranhão, fotografou de perto algumas cerimônias religiosas, como as do Tambor de Mina, reproduzidas a seguir.



Com relação ao Tambor de Mina, com base em seus conhecimentos e nas imagens apresentadas, analise as afirmativas a seguir.

I. A palavra Tambor se refere ao instrumento que é utilizado nos rituais de culto, ao passo que o vocábulo Mina se refere aos negros-mina, nome dados aos africanos escravizados provenientes da costa africana, ao leste do Castelo de S. Jorge de Mina.
II. Diferentemente das demais religiões de matriz africana, o Tambor de Mina não inclui transe ou possessão, nele as entidades são cultuadas como modelos de comportamento e inspiração espiritual, de forma análoga aos santos no catolicismo.
III. Os voduns são os trajes cerimonias utilizados pelas devotas desta religião, nas procissões ao som de cânticos em língua africana, realizadas para celebrar as divindades jeje e nagôs, que representam forças da natureza ou ancestrais divinizados.
Assinale: