A listeriose humana é uma doença esporádica, com picos de incidência no verão. Focos epidêmicos e casos esporádicos de listeriose podem estar associados ao consumo de leite contaminado, queijo fresco, carne mal cozida e vegetais crus não lavados. A prevalência em leite e laticínios recebe grande atenção devido aos primeiros surtos. Em relação à caracterização e ao isolamento de Listeria spp. em alimentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Em alimentos congelados, os mesmos devem ser transportados congelados e descongelados imediatamente antes das análises.
II. Amostras de alimentos com suspeita de Listeria spp. devem ser semeadas inicialmente em caldos de enriquecimento, tais como o da Universidade de Vermont Modificado (UVM) a 30ºC por 24 horas.
III. Métodos rápidos, baseados em amplificação de DNA ou RNA, e métodos de imunoensaios espécie- ou gênero específicos foram desenvolvidos para acelerar a recuperação e a identificação de Listeria spp.. Entretanto, estes devem ser utilizados apenas para espécimes clínicos estéreis, não sendo recomendados para alimentos.