“O game (...) pertence ao universo da hipermídia, isto é, está circunscrito à perspectiva da linguagem hipermidiática. Mas hipermídia aqui é vista como linguagem audiovisual, um meio e uma liguaguem, e faz uso do som e da imagem para comunicar. Portanto, a grande premissa (...) é a de que todo game é um meio de comunicação audiovisual, assim como o é o cinema, a televisão, o vídeo” e “Audiovisual (...) é uma obra que tem por finalidade a troca de informações através da audição e visão. O audiovisual é encontrado em meios como a televisão, o cinema sonoro, o vídeo, a multimídia, a computação gráfica, a hipermídia, o game, o hipertexto e a realidade virtual” e (...) “Em arte, entretenimento, ciência e comunicação ocorrem encontros de técnicas e tecnologias que da síntese das linguagens resulta em uma forma de expressão inteiramente nova; tais encontros são os verdadeiros responsáveis pelo que a hipermídia é hoje, assim como pela constituição do meio e da linguagem de hipermídia”.
(A linguagem visual do hipertexto, Viscente Gosciola, in Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital, 2010).
O texto acima explica a inserção do usuário nos games de computador e a correlaciona com as estratégias técnicas e tecnológicas utilizadas para promover a inserção do espectador.