Durante o manuseio de meios, soluções e materiais estéreis e apirogênicos para uso em insumos para a saúde, é fundamental garantir por meio de um processo de amostragem da matéria prima a minimização de possíveis contaminações, conforme estabelece a RDC n° 210 de 04 de Agosto de 2003 da ANVISA: “Devem ser realizados ensaios de identificação nas amostras retiradas de cada recipiente de matéria-prima". Em relação a algumas medidas adequadas preventivas que podem ser adotadas, análise as afirmativas a seguir.

I. Deve-se evitar a contaminação cruzada com técnicas apropriadas e com medidas preventivas tais como: área dedicada para penicilâmicos, cefalosporínicos e seus derivados; utilização de antecâmaras com diferencial de pressão de ar e utilização de roupas protetoras.

II. O pessoal envolvido na amostragem de matéria-prima estéril deve receber treinamento de comportamento em área limpa e utilização de técnica asséptica durante a amostragem, que devem ser ministrados e reforçados periodicamente.

III. Os funcionários deverão receber roupas limpas e esterilizadas a cada sessão de trabalho e as luvas devem ser regularmente desinfetadas durante as operações e trocadas também a cada sessão de trabalho.

Assinale: