No relatório final da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde afirma-se:
“Parece imperioso que a área de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a saúde conquiste condições políticas e técnicas que viabilizem a premissa de que ‘saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado’.”
(BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório final da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde 1986, p.11)
Tendo em vista a importância histórica desse evento e seus impactos na construção do campo da formação em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O tema central da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde foi “A política de Recursos Humanos rumo à reforma sanitária”.
II. O artigo 200 da Constituição de 1988, ao definir que “cabe à saúde ordenar a formação dos seus recursos humanos”, traduz a proposta de formar novos profissionais para o modelo de saúde delineado no contexto da 8a Conferência Nacional de Saúde e da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde.
III. O título IV da lei 8080/90 traduz a proposta de política de recursos humanos definida na I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde, apresentando como objetivo a organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive na pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal.