Existem hoje várias modalidades de Coleções Zoológicas e, de acordo com as propostas oferecidas, podemos distinguir dois eixos principais: o científico, que se destina à produção de pesquisas taxonômicas como revisão de nomenclatura, registros de novas espécies e análises evolutivas, e o didático que é destinado ao ensino de Ciências e Biologia. Assim, dentre as propriedades que diferem essas coleções pode se construir as afirmações abaixo, onde:
I. Existem normas estabelecidas para a criação de um acervo de Coleções Zoológicas. Por exemplo, nem todo material zoológico é próprio para coleção científica, por eventualmente, não apresentar informações obrigatórias, como data e local de coleta, nome do coletor, entre outros.
II. As Coleções Didáticas podem ser mais facilmente formadas, uma vez que as amostras não precisam ser arquivadas com todas as informações a seu respeito.
III. A durabilidade do material é menor no acervo didático em relação ao acervo científico, devido ao constante manuseio, falta de alocação adequada e pouca informação a respeito dos métodos de conservação.
IV. As Coleções Zoológicas não só mantêm a história das espécies, como também podem ser utilizadas como fonte de pesquisa para especialistas e museus e alternativa de aprendizado.
V. Uma coleção zoológica apresenta uma pequena parte de nossa Biodiversidade que pode ser entendida como a diversidade dos seres vivos.
Assim, dentre as propriedades expostas acima, pode se afirmar que a alternativa que representa adequadamente as modalidades de Coleções Zoológicas são: