Considere os cuidados abaixo.


I. Não aceite novos identificadores de sessão pré-configurados ou inválidos na URL ou em requisições. Isto é chamado de ataque de sessão fixada. Use somente mecanismos padrão para gerência de sessão. Não escreva ou use gerenciadores secundários de sessão em qualquer situação.

II. Mantenha no código os cookies personalizados com propósito de autenticação de gerência de sessão, como funções ‘lembrar do meu usuário’.

III. Use períodos de expiração de prazo que automaticamente geram logout em sessões inativas, bem como o conteúdo das informações que estão sendo protegidas.

IV. Assegure-se que todas as páginas tenham um link de logout. O logout não deve destruir as sessões nem cookies de sessão.

V. Use somente funções de proteção secundárias eficientes (perguntas e respostas, reset de senha), pois estas credenciais são como senhas, nomes de usuários e tokens. Aplique one-way hash nas respostas para prevenir ataques nos quais a informação pode ser descoberta.


São cuidados que corretamente evitam problemas de quebra de autenticação e gerenciamento de sessão em aplicações web, o que se afirma APENAS em