A corrosão da armadura é a principal causa de patologias em estruturas de concreto armado e protendido. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela vistoria de uma obra com corrosão deve ser capaz de identificar, corretamente, os fenômenos indutores da corrosão e definir as técnicas de avaliação de estruturas de concreto armado para diagnóstico da durabilidade e posterior planejamento de recuperação das estruturas de concreto. Sobre a corrosão do aço no concreto, considere as seguintes afirmativas.
I A carbonatação do concreto envolve a reação do ácido carbônico com o silicato de cálcio hidratado presente na pasta de cimento hidratada, provocando a despassivação da armadura.
II O ataque por cloretos ao concreto ocorre pela presença dos íons cloro livres, provocando a dissolução local da camada passivadora e a migração de íons através dela.
III A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medição do cobrimento da armadura e por meio do esclerômetro de reflexão.
IV A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medida do potencial do eletrodo de referência e da resistividade elétrica.
Das afirmativas, estão corretas