O estudo da regulação do Ca2+ deu um passo muito grande no início da década de 1970 com o desenvolvimento das técnicas de fluorescência baseadas na fotoproteína sensível ao Ca2+, a equorina, e de corantes como o Fura-2, que permitiram, pela primeira vez, que o [Ca2+]i livre fosse monitorado em células vivas, com um alto nível de resolução temporal e espacial. Sobre os canais de cálcio, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- Os canais de cálcio operados por armazenamento são canais de muito baixa condutância, localizados na membrana plasmática que se abrem para permitir a entrada de cálcio, quando as reservas no retículo endoplasmático estão reduzidas, porém não são sensíveis ao [Ca2+]i citosólico.
II- Os canais de cálcio operados por voltagem são altamente seletivos para o Ca2+, não conduzindo Na+ ou K+, os canais de Ca2+ estão sempre presentes em células excitáveis e segundo as pesquisas existem cerca de 5 tipos: L, T, N, P/Q e R.
III- O receptor de trifosfato de inositol (IP3R) é ativado pelo IP3. O IP3R é um canal iônico regulado por ligante. Esse é o principal mecanismo pelo qual a ativação dos receptores acoplados à proteína G leva a um aumento do [Ca2+]i.
IV- O receptor de rianodina localizado no retículo endoplasmático medeia a liberação de Ca2+, evocada por Ca2+ no músculo, a cafeína em altas concentrações ativa esse receptor.