A definição de Projeto do Project Management Body of Knowledge PMBOK® é: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Considerando, também, que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, considere as seguintes afirmações.


I. No gerenciamento de projetos, as partes interessadas (stakeholders) são pessoas ou organizações (por exemplo, clientes, patrocinadores, organização executora ou o público) ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. As partes interessadas podem exercer influência sobre o projeto e requisitos, mas não sobre os membros da equipe de projeto.

II. O PMBOK ® é uma metodologia de gerenciamento de projetos que descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas na forma de um padrão ou framework, semelhante às normas da ISO (International Organization for Standardization). Os passos de execução e a correspondente sequência estão distribuídos nos processos, que, por sua vez, fazem parte das áreas de conhecimento.

III. Além do agrupamento dos processos por área de conhecimento, o PMBOK também agrupa os processos por Grupos de Processos. Além dos grupos de Iniciação e Encerramento, um projeto pode transitar entre os grupos de Planejamento, Execução, Controle e retornar para o Planejamento, prosseguindo no caminho regular na sequência até o seu encerramento.


É CORRETO apenas o que se afirma em