O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento.


Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir.


I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI).

II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI.

III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC.

IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira.


É CORRETO apenas o que se afirma em