Não limite a cultura

Entre os erros mais comuns dos executivos está o de querer imitar uma cultura, seja uma que está na moda ou a proferida por organizações de sucesso. Nunca se falou tanto, por exemplo, em ‘cultura de inovação’, ‘orientada ao cliente’ ou ‘de resultado’, mas essas fórmulas nem sempre funcionam em todo cenário. “Não se pode esperar que os profissionais operando a caldeira de uma siderúrgica queiram inovar ou possam errar enquanto trabalham em um contexto de risco”, diz Cláudio Garcia, vice-presidente de estratégia e desenvolvimento organizacional da consultoria Lee Hecht Harrison.


REVISTA VOCÊ RH. out./nov.2015. Ed.40. p.26.


Dadas as afirmativas quanto à linguagem e considerando o período destacado no texto,


I. O autor oculta os agentes da ação, usando a impessoalidade.


II. O autor adota certo distanciamento da objetividade discursiva, pelo emprego da linguagem pessoal.


III. O autor usa a linguagem conotativa, representada pela primeira pessoa do discurso.


IV. O autor explicita a objetividade por meio da estratégia da indeterminação do sujeito.


verifica-se que estão corretas apenas