Para as Olimpíadas de 2016, foi encomendado o projeto do circuito de controle de um placar eletrônico para os jogos de basquete. Tal circuito é apresentado no esquema abaixo, onde o contador de 8 bits armazena o número de pontos de uma determinada equipe. O contador inicia a partida zerado e é incrementado a cada pulso de clock (CLK), sempre que estiver com a entrada de enable (ENB) ativa.
O circuito lógico combinacional responsável por produzir os sinais D1 e D0 dos flip-flops recebe como entrada uma palavra binária de dois bits (X1X0) que representa o número de pontos da cesta que deve ser computada no placar. Assim, se X1X0= 10, por exemplo, o contador deverá ser incrementado duas vezes. Dessa forma, o circuito acima deverá operar de acordo com o diagrama de estados apresentado a seguir, em que o número dentro de cada círculo representa o estado Q1Q0 dos flip-flops.
De acordo com o diagrama de estados acima, a expressão lógica booleana que deve ser empregada para produzir o sinal de controle D1 é