Considere a situação fictícia a seguir.
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta: