O currículo escolar possui dez áreas de conhecimento e deve ousar sair da cópia, da reprodução do conhecimento para experimentar novas combinações, soluções para os desafios e possibilidades que a realidade sugere a cada ser humano. Entra em cena a interdisciplinaridade que, segundo Japiassú (1976, p.74-75): “deverá ser procurada na negação e na superação das fronteiras disciplinares”. Dessa forma, O paradigma interdisciplinar:
[...]rompe não só com a ideia de um meio rígido ou amorfo, mas também com as visões simplificadoras que isolavam os seres de seu ambiente ou reduziam os seres ao seu ambiente. Este princípio tem um alcance universal: é válido para tudo quanto é vivo como para tudo quanto é humano. Ecologizar o nosso pensamento da vida, do homem, da sociedade, do espírito, faznos repudiar para sempre todo o conceito fechado, toda a definição autossuficiente, toda a coisa “em si”, toda a causalidade unidirecional, toda a determinação unívoca, toda a redução niveladora, toda a simplificação de princípio. (MORIN,1980, p.87-88).
As afirmativas seguintes expressam este paradigma interdisciplinar:
I. A escola, numa prática interdisciplinar, recupera o lugar da vida como ponto de partida e chegada. Na vida, a dimensão religiosa está conectada com as diversas e complexas áreas do conhecimento.
II. O ser humano, na sua experiência religiosa, transcende o paradigma fragmentador do sentido da vida.
Assinale a alternativa correta: