Há diversas linguagens usadas na experiência com o sagrado, como os símbolos, os mitos e os ritos; elementos com que o ser pessoal busca preencher o significado de sua existência: “O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano” (OTTO,1985, p.15). O símbolo faz parte da linguagem humana o tempo todo: “Qualquer elemento natural pode ser constituído de símbolo, ele não pode ser objetivado por palavras” (REIMER,2004, p.83). Rocher apresenta ainda outra definição de símbolos (1971, p.156):
A maneira mais simples de definir o símbolo é dizer que é ‘qualquer coisa que toma o lugar de outra coisa’ ou ainda ‘qualquer coisa que substitui e evoca uma outra coisa’. Uma estátua evoca simbolicamente um personagem, um acontecimento ou uma ideia, e assegura-lhe assim presença e ação contínua. Uma palavra substitui simbolicamente uma coisa e consegue evocá-la sem que seja necessária a presença física da coisa.
Analise as afirmativas seguintes:
I. O mito usa uma narrativa para justificar uma realidade. Sua linguagem é simples. Em toda cultura existem os mitos e sentidos que norteiam a vida daqueles que creem. Mito é, também, a narrativa de uma criação: conta-nos de que modo algo, que não era, começou a ser.
II. O mito é capaz de trazer de volta à realidade algo que já foi. É capaz de fazer vivenciar uma experiência atual vivida por outra pessoa em tempos passados. O ser humano estrutura sua religiosidade na crença dos mitos que são repassados de geração em geração fazendo com que algo ou situação vivida no passado por um antepassado faça sentido ou servia de orientação para uma experiência no presente.
III. O símbolo nos leva a um sentido subjacente a ele próprio, que ao menor contato nos remete a ideia que ele representa. Tornando forte a presença de seu significado. É uma forma de expressão e de linguagem resultante de uma experiência que faz de um simples objeto ou animal, símbolo, que ao ser visto relembra aquele momento sagrado.
Assinale a alternativa correta: