Em síntese, para os professores participantes do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP), o sentido de se ensinar Geografia fundamenta-se: I. Na apreensão da realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa; II. Na compreensão das práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações; III. Na compreensão do papel e das possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais; IV. Na possibilidade do estabelecimento de outras práticas espaciais como usuários do espaço e nas práticas cotidianas do lugar; V. Na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais; VI. No desenvolvimento de um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentem uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social; VII. Na compreensão da relação implícita entre lógica do consumo, consumismo e cidadania, formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades sustentáveis; VIII.Na compreensão da importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da informação, na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado.