É indispensável o estudo dos avanços e dos limites da construção da cidadania no Brasil, no período imediatamente posterior a Independência. Sobre o ensino do subtema 2 – A experiência monárquica no Brasil, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O século XIX foi o momento de consolidação de uma nova mentalidade científica que recorria a racionalizações baseadas em experimentos para atestar a eficácia de suas explicações.
( ) É importante que se tenha domínio sobre alguns temas pertinentes à história do Brasil imperial, especialmente a partir da segunda metade do XIX: a Guerra do Paraguai; a construção dos movimentos republicanos; questões referentes ao trabalho escravo, incluindo a constituição de grupos abolicionistas; as medidas governamentais no sentido de abolir gradualmente a escravidão; e o processo de imigração.
( ) É preciso abordar a gradual rejeição ao trabalho compulsório no Brasil, tratando dos diferentes interesses em jogo, seja do lado dos que defendiam ou dos que rejeitavam tais práticas.
( ) É necessário enfatizar a importância assumida pelo café para a economia exportadora brasileira em meados do século XIX, sem esquecer, contudo, a relevância de outros produtos, tais como o algodão e o açúcar.
( ) É importante demonstrar que os processos históricos observados e seus resultados foram frutos de negociações e disputas entre grupos que defendiam posições sempre antagônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.