O trauma torácico é causa de mortalidade significativa, mas apenas 10% das lesões contusas e 15% a 30% das lesões penetrantes necessitam intervenção cirúrgica. Com relação ao trauma torácico, marque “V” para a (s) assertiva (s) verdadeira (s) e “F” para a (s) falsa (s).


( ) Os pacientes com trauma cardíaco contuso associado a alterações eletrocardiográficas devem permanecer com monitorização eletrocardiográfica por 24 horas, além de dosagem seriada de troponinas, que possui elevada acurácia no diagnóstico de lesão contusa do miocárdio.

( ) A presença do sinal de Kussmaul deve levantar a suspeita de tamponamento cardíaco, e o FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma) possui alta acurácia em identificar a presença de fluido pericárdico nessa situação.

( ) São causas de Atividade Elétrica sem Pulso (AESP) em vítimas de trauma o tamponamento cardíaco, a hipovolemia, a acidose e a hipotermia.

( ) Nos pacientes portadores de pneumotórax de pequeno volume, assintomáticos, a drenagem torácica pode ser dispensada antes do transporte aéreo, caso o mesmo seja realizado em aeronave com cabine pressurizada.

( ) As manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) estão contraindicadas nos pacientes em parada cardíaca de causa traumática, devido ao seu prognóstico extremamente desfavorável.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo.