A Geopolítica nasceu da aproximação entre a Geografia e o Estado. O sueco Rudolf Kjéllen (1864-1922), um germanófilo, professor de Ciência Política na Universidade de Upsala, foi o pioneiro na utilização do termo Geopolítica. Sua obra, editada em 1916 e significativamente intitulada “O Estado como manifestação da vida”, define: “Geopolítica é a ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno do espaço”. (MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. São Paulo: Moderna,2008).
Considerando o complexo cenário geopolítico mundial contemporâneo e a importância da Geografia no sentido de buscar os subsídios necessários à sua compreensão, analise os itens abaixo:
I – O contexto geopolítico que se seguiu à Segunda Guerra Mundial foi marcado, dentre outros aspectos pela bipolarização do espaço mundial entre os Estados Unidos da América e a ex-União Soviética, numa disputa permeada por aspectos ideológicos e político-militares que se convencionou chamar de Guerra Fria.
II – Nos anos finais da década de 1980, com a profunda crise que assolou o bloco de países comandados pela ex-União Soviética, o mundo assiste ao surgimento de uma nova reordenação geopolítica mundial. Nesse novo cenário destacam-se como características marcantes a multipolarização do poder em escala global, o aprofundamento da globalização da economia e o fortalecimento do papel dos estados nacionais nos aspectos econômicos e nas relações internacionais.
III – Somente com o fim da ordem internacional da Guerra Fria foi possível a organização de vários países em blocos regionais de comércio, a exemplo da União Européia, do NAFTA e do MERCOSUL, uma das tendências mais marcantes do mundo contemporâneo.
IV – O cenário político internacional da atualidade caracteriza-se pela sucessão de tensões geopolíticas, que em seu conjunto, cria choques múltiplos de interesses.
V – O terrorismo pode ser considerado como um fenômeno marcante do início do século XXI que tem influenciado as relações internacionais. Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas do World Trade Center e contra o Pentágono, nos Estados Unidos, serviram como justificativa para a intervenção militar dos Estados Unidos no Afeganistão.