Texto II
Retrospectiva 2008: Amazônia
No ano de 2008, como acontece há décadas, a Amazônia continuou tendo seus recursos drenados pela ação humana descontrolada e foi ainda mais corroída pela devastação.
Em janeiro de 2008, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alarmada pelo desmatamento de 7 mil quilômetros quadrados entre agosto e dezembro de 2007, proibiu o desmatamento em 36 municípios com maior incidência de desflorestamento.
Em fevereiro, a cidade de Tailândia (PA) foi alvo de uma grande operação de fiscalização conjunta dos governos estadual e federal, e foram apreendidos 10 mil metros cúbicos de madeira.
Enfrentando oposição, Marina Silva acabou deixando o governo em maio. No lugar de Marina Silva, assumiu Carlos Minc. Entre as primeiras medidas do novo ministro, esteve a apreensão de gado criado ilegalmente em áreas de conservação - o chamado "boi pirata". O governo encontrou dificuldades para leiloar as 3 mil cabeças de gado apreendidas.
Outro fato importante da segunda metade do ano foi a criação do Fundo Amazônia. O fundo já recebeu sua primeira doação do governo da Noruega. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, esteve no país em setembro e anunciou que seu país pretende doar US$ 1 bilhão para ações de proteção ambiental financiadas pelo fundo até 2015.
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0, , MUL918649-16052,00-
RETROSPECTIVA+RELEMBRE+OS+PRINCIPAIS+FATOS+RELACIONADOS+A+AMAZONIA.html
(Texto adaptado)