De acordo com o documento SAEB 2001 Novas Perspectivas de 2002, o “SAEB avalia o que os alunos sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas brasileiras. Para tanto, o SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos de escolas selecionadas por amostragem em todas as unidades da Federação, por meio das quais é medido o desempenho acadêmico dos alunos; e questionários, pelos quais são investigados os fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos alunos. O SAEB define-se, portanto, como um instrumento essencial de apoio a todos aqueles que lidam com a educação em nosso país." O modelo de prova elaborado para o SAEB prioriza determinados Tópicos e Temas dos conteúdos a serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, em função das competências e habilidades definidas para as diferentes séries e disciplinas, o que, na prática, significa alocar um número maior ou menor de itens a cada descritor diante de sua importância na série e disciplina. A partir da concepção que fundamenta a elaboração de provas do SAEB, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.1- Matriz Curricular de Referência 2- Descritor de Texto 3- Competência 4- Habilidade ( ) é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações (Perrenoud,2000). ( ) é a modalidade da inteligência referente ao plano do “saber fazer" decorrente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades (Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB,1999). ( ) é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos (classificação, seriação, causa e efeito, correlação, inclusão, implicação, etc.). ( ) traduz a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.