Os fragmentos abaixo se referem às características de algumas regiões fluminenses. Leia-os atentamente: FRAGMENTO 1 Esta tradicional região fluminense apresenta considerável parcela da população economicamente ativa empregada no setor terciário. De modo que a agroindústria açucareira, juntamente com a produção do açúcar/álcool se posiciona com destaque na economia regional. Não obstante, a relevância político-econômica desta região tem mudado em função de produtos altamente rentáveis e necessários à economia nacional.
FRAGMENTO 2 Ainda que recorrentes, os problemas ambientais e sociais nesta região são acentuados por eventos de ordem natural. No entanto, em função das atividades industriais e turísticas bem estruturadas, observa-se um dinamismo na produção têxtil, vestuário e metalurgia. Predomina também nesta região a indústria tradicional, representada por pequenas e médias empresas, sobretudo as de vestuário e têxteis.
FRAGMENTO 3 Destaque industrial no cenário fluminense, esta região apresenta aglomerações urbanas que tem possibilitado dinamismo geoeconômico catalisador para o Estado do Rio de Janeiro e para outros dois estados da região sudeste. Não obstante, com o crescimento urbano e industrial mazelas têm proliferado na mesma velocidade, ou seja, impactos ambientais, perda da qualidade de vida da população, submoradias e crescentes índices de violência.
Considerando os fragmentos acima, podemos afirmar que: