Instruções: Para responder às questões de números 57 e 58, considere o texto abaixo.
Bakhtin entende o signo como sendo uma entidade necessariamente ideológica. A significação pertence a uma palavra enquanto traço de união entre os interlocutores, ela só se realiza no processo da compreensão em que há ação e interação. Sob este prisma, o signo, ideológico, se realiza, então, na ...Y... . Há que se compreender que cada palavra emitida, segundo Bakhtin (1981, p.113), “é determinada tanto pelo fato de que precede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém”. A significação é efeito da interação do locutor e do receptor, produzido através do material de um determinado complexo sonoro.
Podemos ainda nos reportar à Bakhtin, quando este nos mostra que a realidade da consciência é a linguagem, que os conteúdos da consciência são linguísticos. Portanto, sem linguagem não se pode falar em psiquismo humano, mas somente em processos fisiológicos ou processos do sistema nervoso, pois não há uma atividade mental independente da linguagem.
(Adaptado de Ribeiro, O. M. “Direito e linguística: uma relação de complementaridade”. Revista Jurídica Unijus vol. 3, n. 1, Nov. 2000, Uberaba, UNIUBE. p. 85)