Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Física
É complexo procurar definir que concepção, abordagem, corrente ideológica está presente ou orienta a prática pedagógica de um professor de Educação Física. Associe as concepções às suas respectivas características.
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora.2. Abordagem desenvolvimentista.3. Abordagem psicomotricista.4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora.2. Abordagem desenvolvimentista.3. Abordagem psicomotricista.4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é