As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. A partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm deste gás cresceu até os atuais 400 ppm, intensificando significativamente o efeito estufa. O balanço energético terrestre está mudando rapidamente com a emissão dos chamados Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Suas altas concentrações podem levar ao que chamamos de Mudanças Climáticas Globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O GEE mais importante é o CO2, pois este é o gás que possui as maiores emissões, oriundas da queima de combustíveis fósseis.
II. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o carbono emitido para a atmosfera já está contabilizado no balanço global, assim como a cana-de-açúcar para produção de etanol.
III. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o maior sumidouro de CO2 são os oceanos profundos.
IV. Outros GEE são o CH4, N2 O e o CFC, sua importância ocorre por conseguirem acumular mais energia em suas ligações e consequentemente terem poder de aquecimento da atmosfera maior que o CO2 .
V. A água também é um GEE natural.
VI. Mesmo se as emissões dos GEE fossem encerradas, os efeitos das Mudanças Climáticas Globais continuariam por longos períodos.
Assinale a alternativa onde há somente afirmações corretas