Na página do Ministério do Meio Ambiente, há a seguinte descrição sobre o cerrado: “O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade”.
Sobre o bioma Cerrado, temos as seguintes afirmações:
I. É considerado um hotspot mundial de biodiversidade, apresentando ao mesmo tempo, extrema abundância de espécies endêmicas e sofre excepcional perda de seu habitat natural.
II. O cerrado brasileiro é o bioma que mais tem legislação para sua proteção e preservação, próxima dos 50%, a maioria dessas terras encontram-se em Unidades de Conservação.
III. Dos biomas brasileiros, o Cerrado é o que mais sofre degradação do seu estado natural, sofrendo pressões pela expansão da fronteira agrícola.
IV. Do ponto de vista social, o Cerrado não tem importância econômica, nem de subsistência para as populações locais, pois são alimentos pouco usados pela população geral, sendo somente utilizadas nos grupos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, babaçueiras e outros.
V. É uma região seca, que apesar de importante em termos ecológicos e sociais, é pouco representada em relação à distribuição das águas.
É correto o que se afirma em: