A rinossinusite crônica (RSC) é um processo inflamatório que acomete a mucosa nasossinusal por um período maior do que 12 semanas, havendo lesão da mucosa que não se regenerou após um processo inflamatório e / ou infeccioso agudo. Sobre a RSC, as doenças e os fatores correlatos à ela, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As variações anatômicas como concha média bolhosa, desvio de septo e de processo uncinado são causas bem definidas de RSC.

( ) A intolerância ao AAS (ácido acetilsalicílico) é uma reação alérgica mediada por imunoglobulina E, que se manifesta com broncoespasmo e rinorreia e é associada à RSC com polipose nasossinusal em 36 a 96% dos casos.

( ) São achados relativamente comuns na fibrose cística: RSC com polipose na infância, pseudomucocele maxilar bilateral e hipoplasia dos seios frontais e esfenoidais.

( ) A síndrome de Young caracteriza-se por RSC, pneumopatia e azoospermia devido a alterações ultraestruturais dos cílios da mucosa respiratória e dos espermatozoides.

( ) O uso de doses baixas de macrolídeos por tempo prolongado está indicado na maioria dos casos de RSC, com ou sem polipose nasossinusal.


Assinale a sequência correta.