Renato e Luiza trabalham como Analistas Legislativos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco num mesmo projeto e cada um deles precisou editar o mesmo arquivo texto no mesmo repositório ao mesmo tempo. Luiza, acidentalmente, sobrescreveu as alterações de Renato, que tinha salvo suas alterações no repositório primeiro. Esta situação poderia:

I. ser evitada com o uso de um Sistema de Controle de Versão (SCV) que trabalhasse com o modelo alocar-modificar- desalocar. Neste modelo, o repositório permite que somente uma pessoa por vez possa modificar o arquivo.

II. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Neste modelo, Renato e Luiza criariam uma cópia de trabalho pessoal do arquivo armazenado no repositório. Eles então trabalhariam de forma paralela, modificando suas próprias cópias. No final, as cópias locais seriam unificadas em uma nova versão.

III. ser evitada por qualquer SCV, marcando o arquivo como não-unificável. Neste caso, tanto o modelo alocar-modificar- desalocar quanto o modelo copiar-modificar-unificar, impediriam que houvesse a sobrescrita no arquivo quando Renato e Luiza acessassem-no ao mesmo tempo.

IV. causar atrasos e tempo perdido com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo alocar-modificar-desalocar. Isso porque Renato poderia alocar o arquivo, esquecer dele e sair de férias. Luiza continuaria esperando para editar o arquivo e teria que pedir a um administrador para liberar o arquivo alocado por Renato.

V. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Caso as alterações de Luiza viessem a se sobrepor às alterações de Renato, na unificação das cópias dos arquivos o SCV detectaria o problema, desfaria automaticamente as sobreposições e poderia seguramente salvar o arquivo unificado de volta no repositório.

Está correto o que se afirma APENAS em: