Segundo o Artigo 5º da Resolução CONAMA 001/86, a elaboração do estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial aos princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, deverá considerar quatro diretrizes gerais para ser remetida e avaliada pelo órgão ambiental responsável. Relacione as diretrizes apresentadas na coluna da esquerda com as respectivas justificativas de execução, indicadas na coluna da direita.
DIRETRIZES
I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.
III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
IV - Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto e sua compatibilidade.
JUSTIFICATIVAS
P - Impedir a sobreposição de esforços de investimento em uma área de atuação e gerar novos benefícios para a comunidade afetada.
Q - Auxiliar na determinação das dimensões do estudo e dos limites para a realização do diagnóstico ambiental.
R - Estudar e justificar a escolha, dentre as opções apresentadas, para a execução do objeto do EIA, considerando resultados positivos e negativos.
Está correta a associação.