A integração da cadeia de suprimentos passa por vários estágios de complexidade, variável em função da maior ou menor interação entre os agentes operadores dos diversos processos que fluem, ao longo da cadeia, destinado a prover o suprimento de um bem ou serviço, para um determinado cliente, na ponta de consumo. Os quatro estágios de evolução da cadeia de suprimentos são:


I. Informal — neste estágio, pela inexistência de processos operacionais bem estruturados e políticas de gerenciamento das operações básicas, há baixa qualidade no serviço de atendimento ao cliente, assim como a imprevisibilidade na qualidade do produto ou serviço oferecido.

II. Funcional — neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma subutilização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos que resuta na baixa qualidade da gestão da satisfação do cliente.

IIl. Integração de processos internos — neste estágio, são alinhados os diversos sub processos da empresa e a gestão das operações é integrada aos demais processos. Comoresultado disso, tem-se um desempenho superior e um processo de melhoria contínua.

IV. Organização descentralizada - neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma descentralização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos que resulta na baixa qualidade da gestão da satisfação do cliente.

V. Organização centralizada - neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma centralização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos, que resulta na alta qualidade da gestão da satisfação do cliente.


Quais estão corretos?