O quantitativo de tomadas pode ser previsto ainda na fase de estudos do projeto de arquitetura, tendo como referência a norma NBR 5410/2004 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão). Analise os seguintes critérios quanto ao número mínimo de pontos de tomada em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos utilizados em locais de habitação, segundo esta norma:


l. Um ponto para cada cômodo ou dependência, se a área for superior a 2,25m2 e igual ou inferior a 6m2.

II. Um ponto para cada 3,5m (ou fração) de perímetro em salas e dormitórios, espaçados tão uniformemente quanto possível, exceto em banheiros, onde apenas um ponto perto do lavatório é obrigatório.

Ill. Um ponto para cada 5m (ou fração) de perímetro em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, sendo que, acima de cada bancada com largura igual ou superior a 30cm, deve ser previsto um ponto.

IV. Um ponto em varandas, que pode não ser instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2m2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80m.


Quais estão corretos?